Plano de contas, saiba como usar

Na contabilidade, o plano de contas é uma relação de códigos e classificações usada para o registro das entradas e saídas financeiras de uma empresa. Essa criação de categorias serve de base para estruturar os relatórios contábeis da organização, como seu balanço patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

O plano de contas não é, portanto, um relatório, mas sim a padronização das categorias que serão usadas para elaborar esses documentos.

Não existe um modelo único de plano de contas. Seu formato deve ser adaptado às necessidades particulares de cada negócio, cabe ao gestor definir o nível de detalhamento que deseja para ter um melhor controle de suas finanças.

Não existe um limite máximo ou mínimo de contas para se incluir no plano. O que é importante ter em mente é que todas as ocorrências da vida financeira do seu negócio precisam se encaixar em alguma categoria.

O que é um plano de contas gerencial?

Ao contrário do plano de contas contábil, que é feito pelo contador para montar os relatórios contábeis com base nas normas vigentes, o plano de contas gerencial possui uma estrutura mais flexível. A função de um plano de contas gerencial é criar uma lógica de organização dos dados financeiros da empresa que permita ao gestor melhor analisá-los, de acordo com as suas necessidades.

As subcategorias de um plano de contas gerencial são definidas de acordo com a natureza de um negócio e existem para facilitar a tomada de decisões.

Assim, ao montar o seu plano, um gestor poderá optar, por exemplo, por dividir seus bens e direitos não entre ativo circulante e não circulante, mas sim por tipo de produto comercializado. Já nas despesas, ele poderá optar por separar suas despesas operacionais dos gastos com marketing, por exemplo.

Exemplo de Plano de Contas

plano de contas equinogestor

Plano de Contas do EquinoGestor, exemplo.

Como o EquinoGestor pode lhe ajudar

O Plano de Contas Gerencial do EquinoGestor está pré configurado para um haras padrão, mas pode ser totalmente modificado, de acordo com as suas necessidades. Antes de iniciar os lançamentos fiannceiros neste plano de contas, converse com nosso consultor, ele poderá lhe auxiliar na organização de suas finanças.

É possível separar as receitas e despesas da fazenda por atividades, como por exemplo: criação de equinos, alojamento de animais de terceiros, centro de treinamento, lavoura de feno, etc.

Experimente grátis, e surpreenda-se com o software que vem auxiliando criadores de todas as raças.