Mesmo que você encare o seu negócio como um “hobby”, não desconsidere o fluxo de caixa

É preciso conhecer a fundo o seu negócio, seja ele uma indústria, varejo, prestação de serviços, pecuária, lavoura ou criação de equinos. Conhecer o fluxo de caixa é uma das obrigações de qualquer gestor.

O Fluxo de Caixa é um instrumento de controle financeiro que permite acompanhar as movimentações financeiras do seu negócio, através de uma relação das entradas (receitas) e saídas (despesas) realizadas em períodos determinados. É importante ter controle sobre o fluxo de caixa, pois é por meio dele que o você conseguirá manter organizada a vida financeira do empreendimento.

Um bom controle do fluxo de caixa não precisa ser burocrático e engessado, pelo contrário, quanto mais simples e eficiente, melhor. Através dele você terá um mapa claro e objetivo dos caminhos que o dinheiro percorre dentro do seu negócio, por onde entra e por onde sai. Isso é possível com os registros de entradas e saídas, organizados em um plano de contas.

As vantagens do fluxo de caixa

Auxilia no gerenciamento de gastos
Ao analisar corretamente o fluxo de caixa é possível que você identifique gastos desnecessários, ou seja, desperdícios de recursos financeiros.

Assegura seu controle financeiro
Utilizando o Fluxo de Caixa você garante um maior controle das contas, sabendo exatamente quanto você está gastando e com o quê, além de estar ciente de tudo o que está entrando e de onde vem esse dinheiro.

Garante um Planejamento Financeiro
Através de uma análise do histórico financeiro é possível fazer projeções que possam ajudar no planejamento futuro.

Apoia o processo de tomada de decisão
Levando em consideração que o futuro pode ser baseado em lições do passado, para que você possa planejar o futuro do seu negócio, é preciso que você reúna a maior quantidade de informações – atuais e históricas – possíveis.

Como o EquinoGestor pode lhe auxiliar

equinogestor fluxo de caixa equinos

Relatório custo médio animais

O EquinoGestor possui um módulo financeiro que permite um completo controle do seu fluxo de caixa. Além das características básicas de um fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, o EquinoGestor apresenta funcionalidades específicas, desenvolvidas para o mercado de equinos. Vamos a elas:

  • Rateio de despesas e receitas por animais. Permite dividir claramente quais as despesas provenientes dos equinos, separando o que são despesas de outras atividades da fazenda, por exemplo.
  • Custo médio por animal. Essa informação é de total importância no momento de definir um preço justo de venda para cada animal, individualmente, saindo assim da subjetividade do mercado.
  • Custo médio por lote de animais. Permite identificar, por exemplo, qual o custo médio da última geração de potros nascidos, ou qual o custo médio de um lote de matrizes, receptoras, e por ai vai.

O mercado de equinos

O mercado de equinos, há tempos, vem passando por transformações. Desde o manejo, treinamento, controle veterinário, até as questões de bem estar animal e regulamentação das provas equestres.

fluxo de caixa equinogestor

Controle de fluxo de caixa

A fase das grandes fazendas com centenas, ou até milhares de cabeças de equinos, esta ficando cada vez mais para trás. As propriedades diminuíram e os altos custos para criação de equinos vem exigindo um foco muito maior na qualidade em detrimento da quantidade de animais.

Encarar a criação de equinos como um hobby pode ser um caminho sem volta para grandes perdas financeiras. Neste novo contexto, a sustentabilidade do mercado de equinos passa por três pilares:

  • Qualidade e não quantidade de animais. Importante ressaltas que qualidade não diz respeito somente as questões zootécnicas, mas também a qualidade do manejo, nutrição, bem estar e treinamento dos animais.
  • Estrutura enxuta. Mão de obra especializada e uma estrutura enxuta, focada no objetivo do seu negócio, seja ele criação, CTE, dentre outras.
  • Gestão. Um controle financeiro organizado e sistematizado, permitirá você buscar o ponto de equilíbrio e atingir a sustentabilidade do seu negócio. Se você encara o seu negócio como hobby a gestão financeira é importante da mesma maneira, ela lhe auxiliará a não gastar mais do que sua conta bancãria pode suportar.

Conheça o EquinoGestor, experimente grátis e surpreenda-se!